Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18033
dc.type | Text |
dc.title | Textos Gerados por Inteligência Artificial e suas Implicações no EAD |
dc.description | A utilização da inteligência artificial vem chamando a atenção de muitas pessoas ao redor do mundo, dado o salto tecnológico ocorrido a partir de setembro de 2022, com o lançamento do ChatGPT e do Bard, programas que utilizam inteligência artificial e são capazes, dentre outras coisas, de gerar textos em diferentes estilos, incluindo textos acadêmicos de alto padrão científico. Segundo diversos autores, tal capacidade tem gerado discussões quanto ao uso ético da ferramenta, afinal, tais textos podem ser apresentados como se fossem escritos por autores humanos ou desenvolvidos sem as devidas referências bibliográficas, trazendo diversas implicações, como por exemplo, o plágio, o mais discutido e recorrente problema. A prática de gerar textos com o auxílio da inteligência artificial afeta diretamente a qualidade da educação, podendo afetar de forma mais expressiva o ensino a distância, uma vez que devido a convivência entre docente e discente ser mais distante, por vezes, tal prática acaba sendo difícil de detectar. Sendo assim, faz-se necessário conhecer os principais conceitos sobre inteligência artificial e programas geradores de texto com o auxílio da mesma, bem como os respectivos e mais recentes programas capazes de identificar textos criados através desse método, de forma a realizar uma análise minuciosa e mitigar as implicações que o fenômeno da escrita por inteligência artificial tem causado. Como metodologia, este trabalho de pesquisa originou-se de uma consistente pesquisa bibliográfica atualizada e a aplicação de um questionário a 150 estudantes, com a análise das respostas obtidas pelos 100 estudantes participantes. |
dc.creator | Júlio César Parra de Almeida |
dc.created | 2023-12-20 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/18033/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2083 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a distância |