Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/14656
dc.type | Text |
dc.title | Unidade 4: A árvore e os arbustos da vida |
dc.description | 1. Temas principais: evolução, sistemática filogenética. 2. Objetivos: - Ressaltar a diferença entre o processo de evolução de espécies ao longo do tempo e o processo de desenvolvimento de um indivíduo, desde a fecundação ao longo de sua vida. - Enfatizar que a idade de um ancestral comum a linhagens diferentes determina as diferenças e semelhanças que estas vão apresentar. - Demonstrar que a perspectiva histórico-evolutiva tem um papel central na construção do conhecimento biológico. - Reiterar a sistemática filogenética como a ferramenta chave para tal construção, pois as características dos organismos são herdadas segundo um padrão ancestral descendente que é ilustrado em uma árvore filogenética. - Listar as evidências que sustentam o processo evolutivo como gerador e mantenedor da diversidade biológica. 3. Tempo estimado: 4 aulas de 2 tempos. |
dc.creator | Fundação CECIERJ |
dc.created | 2016-11-28 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | Biologia |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/14656/metadados |
dc.format | application/pdf |
dc.extent | 5.1 MB |
dc.subject | NEJA |
dc.subject | Nova EJA |
dc.subject | biologia |
dc.subject | material do professor |
dc.subject | evolução |
dc.subject | sistemática |
dc.subject | filogenética |
dc.subject | ancestral |
dc.subject | linhagem |
dc.subject | conhecimento biológico |
dc.subject | descendente |
dc.subject | árvore filogenética |