Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15233
| dc.type | Text |
| dc.title | Unidade 2: Entendendo melhor o jornal |
| dc.description | 1. Temas principais: o gênero entrevista: função, estrutura e linguagem; coerência e coesão textual: a referenciação pelo uso dos pronomes e dos adjetivos. 2. Objetivos: - Diferenciar notícia e reportagem, identificando as características de cada uma das duas; - Reconhecer os elementos linguísticos próprios de notícias e reportagens, e o que torna uma notícia e uma reportagem um bom texto jornalístico; - Identificar os mecanismos de coesão textual que são estabelecidos por referências; - Construir pequenos textos jornalísticos, obedecendo às características da linguagem em questão; - Aplicar os mecanismos de coesão textual através de advérbios e pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. 3. Tempo estimado: 8 aulas de 50 minutos. |
| dc.creator | Fundação CECIERJ |
| dc.created | 2016-12-07 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | Língua Portuguesa |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15233/metadados |
| dc.format | application/pdf |
| dc.extent | 1.2 MB |
| dc.subject | NEJA |
| dc.subject | Nova EJA |
| dc.subject | língua portuguesa |
| dc.subject | literatura |
| dc.subject | material do professor |
| dc.subject | jornal |
| dc.subject | entrevista |
| dc.subject | coerência |
| dc.subject | coesão |
| dc.subject | pronomes |
| dc.subject | adjetivos |
| dc.subject | notícia |
| dc.subject | reportagem |
| dc.subject | texto jornalístico |
| dc.subject | advérbios |
| dc.subject | demonstrativos |
| dc.subject | possessivos |