Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15247
dc.type | Text |
dc.title | Unidade 4: Do carteiro ao e-mail: o gênero carta e sua evolução |
dc.description | 1. Temas principais: o gênero textual carta e seus tipos (função, linguagem e estrutura); elementos da comunicação e funções da linguagem; uso dos pronomes pessoais e de tratamento; uso das conjunções coordenativas e subordinativas adverbiais. 2. Objetivos: - Identificar a estrutura básica do gênero “carta” bem como seus principais elementos. - Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes de tratamento e os pronomes pessoais, tendo em vista sua função no texto e algumas regras da norma padrão. - Compreender o processo de argumentação em cartas de leitor. - Reconhecer e empregar adequadamente as conjunções coordenativas e as subordinativas (adverbiais). - Reconhecer os diferentes gêneros que surgiram, em ambientes virtuais, a partir do gênero carta. 3. Tempo estimado: 8 aulas de 50 minutos |
dc.creator | Fundação CECIERJ |
dc.created | 2016-12-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | Língua Portuguesa |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15247/metadados |
dc.format | application/pdf |
dc.extent | 2.1 MB |
dc.subject | NEJA |
dc.subject | Nova EJA |
dc.subject | língua portuguesa |
dc.subject | literatura |
dc.subject | material do professor |
dc.subject | carta |
dc.subject | gênero textual |
dc.subject | funções da linguagem |
dc.subject | pronomes pessoais |
dc.subject | pronomes de tratamento |
dc.subject | conjunções coordenativas |
dc.subject | conjunções subordinativas |
dc.subject | conjunções adverbiais |
dc.subject | argumentação |