Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15248
| dc.type | Text |
| dc.title | Unidade 5: Impactos da ciência e da tecnologia nos usos da língua |
| dc.description | 1. Temas principais: os limites entre “mito” e “ciência”; dedução e indução; mecanismos coesivos de referenciação e de sequenciação. 2. Objetivos: - Estabelecer, mediante emprego de elementos coesivos, o nexo inter e entre parágrafos; - Identificar e aplicar os elementos coesivos, referenciadores em um texto; - Reconhecer as ideias principais de cada parágrafo de texto dissertativo; - Reconhecer as classes de palavras como elementos da coesão textual; - Diferenciar as relações de coordenação e de subordinação entre as orações; - Aplicar conectivos responsáveis pelo estabelecimento das relações de sentido interoracionais; - Reescrever um período, variando a posição das orações que o compõem e observando a possibilidade de transformações em sua estrutura. 3. Tempo estimado: 8 aulas de 50 minutos. |
| dc.creator | Fundação CECIERJ |
| dc.created | 2016-12-07 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | Língua Portuguesa |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15248/metadados |
| dc.format | application/pdf |
| dc.extent | 4.7 MB |
| dc.subject | NEJA |
| dc.subject | Nova EJA |
| dc.subject | língua portuguesa |
| dc.subject | literatura |
| dc.subject | material do professor |
| dc.subject | ciência |
| dc.subject | tecnologia |
| dc.subject | mito |
| dc.subject | dedução |
| dc.subject | indução |
| dc.subject | referenciação |
| dc.subject | sequenciação |
| dc.subject | elementos coesivos |
| dc.subject | texto dissertativo |
| dc.subject | coesão textual |
| dc.subject | coordenação |
| dc.subject | subordinação |
| dc.subject | conectivos |