Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15249
dc.type | Text |
dc.title | Unidade 6: Diferentes textos na divulgação da descobertas científicas |
dc.description | 1. Temas principais: gêneros de divulgação científica (função, linguagens, estruturas e públicos-alvo); polifonia. 2. Objetivos: - Reconhecer a relação necessária entre pesquisa científica e ampla divulgação dos resultados das descobertas da ciência. - Identificar a conexão essencial entre ciência, pesquisa e impacto social no interior das sociedades contemporâneas. - Compreender os elementos característicos de um bom texto de divulgação de pesquisas científicas, tendo clareza quanto aos meios utilizados para a divulgação e as particularidades de cada uma de suas linguagens. - Reconhecer a importância da argumentação e da citação de fontes no interior do artigo de divulgação - Diferenciar e identificar textos científicos, textos jornalísticos e textos de divulgação a partir da análise de seus conteúdos específicos. - Redigir pequenos textos de divulgação a partir de fontes provenientes de resultados de pesquisas científicas. - Construir pequenas estruturas textuais que possam compor as diversas partes de um artigo científico. 3. Tempo estimado: 8 aulas de 50 minutos. |
dc.creator | Fundação CECIERJ |
dc.created | 2016-12-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | Língua Portuguesa |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15249/metadados |
dc.format | application/pdf |
dc.extent | 1.5 MB |
dc.subject | NEJA |
dc.subject | Nova EJA |
dc.subject | língua portuguesa |
dc.subject | literatura |
dc.subject | material do professor |
dc.subject | divulgação científica |
dc.subject | descobertas científicas |
dc.subject | polifonia |
dc.subject | pesquisa científica |
dc.subject | ciência |
dc.subject | pesquisa |
dc.subject | impacto social |
dc.subject | argumentação |
dc.subject | citação |
dc.subject | texto científico |
dc.subject | artigo científico |