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dc.type | Text |
dc.title | Unidade 2: Descoberta e invenção: o lugar da argumentação nos textos dissertativos |
dc.description | 1. Temas principais: a estrutura da redação de vestibular; o parágrafo padrão de introdução: função e estrutura; orações subordinadas substantivas. 2. Objetivos: - Reconhecer a importância dos textos dissertativos para a ciência e a tecnologia; - Reconhecer as regras de construção de textos argumentativos: nexo de sentido, coerência argumentativa, força da argumentação, clareza lógica; - Avaliar textos bem e mal construídos em termos argumentativos; - Distinguir os elementos lógicos e semânticos que precisam estar presentes no desenvolvimento da argumentação - Identificar a relação entre observação e descoberta e imaginação e invenção; - Construir períodos compostos por subordinação, partindo do exemplo das orações subordinadas substantivas. 3. Tempo estimado: 8 aulas de 50 minutos. |
dc.creator | Fundação CECIERJ |
dc.created | 2016-12-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | Língua Portuguesa |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15254/metadados |
dc.format | application/pdf |
dc.extent | 2.0 MB |
dc.subject | NEJA |
dc.subject | Nova EJA |
dc.subject | língua portuguesa |
dc.subject | literatura |
dc.subject | material do professor |
dc.subject | argumentação |
dc.subject | texto dissertativo |
dc.subject | redação |
dc.subject | vestibular |
dc.subject | introdução |
dc.subject | orações subordinadas |
dc.subject | oração subordinada substantiva |
dc.subject | texto argumentativo |
dc.subject | nexo de sentido |
dc.subject | coerência argumentativa |
dc.subject | clareza lógica |
dc.subject | elementos lógicos |
dc.subject | elementos semânticos |
dc.subject | observação |
dc.subject | descoberta |
dc.subject | imaginação |
dc.subject | invenção |
dc.subject | subordinação |