Unidade 2: Descoberta e invenção: o lugar da argumentação nos textos dissertativos

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dc.type Text
dc.title Unidade 2: Descoberta e invenção: o lugar da argumentação nos textos dissertativos
dc.description 1. Temas principais: a estrutura da redação de vestibular; o parágrafo padrão de introdução: função e estrutura; orações subordinadas substantivas. 2. Objetivos: - Reconhecer a importância dos textos dissertativos para a ciência e a tecnologia; - Reconhecer as regras de construção de textos argumentativos: nexo de sentido, coerência argumentativa, força da argumentação, clareza lógica; - Avaliar textos bem e mal construídos em termos argumentativos; - Distinguir os elementos lógicos e semânticos que precisam estar presentes no desenvolvimento da argumentação - Identificar a relação entre observação e descoberta e imaginação e invenção; - Construir períodos compostos por subordinação, partindo do exemplo das orações subordinadas substantivas. 3. Tempo estimado: 8 aulas de 50 minutos.
dc.creator Fundação CECIERJ
dc.created 2016-12-07
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage Língua Portuguesa
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15254/metadados
dc.format application/pdf
dc.extent 2.0 MB
dc.subject NEJA
dc.subject Nova EJA
dc.subject língua portuguesa
dc.subject literatura
dc.subject material do professor
dc.subject argumentação
dc.subject texto dissertativo
dc.subject redação
dc.subject vestibular
dc.subject introdução
dc.subject orações subordinadas
dc.subject oração subordinada substantiva
dc.subject texto argumentativo
dc.subject nexo de sentido
dc.subject coerência argumentativa
dc.subject clareza lógica
dc.subject elementos lógicos
dc.subject elementos semânticos
dc.subject observação
dc.subject descoberta
dc.subject imaginação
dc.subject invenção
dc.subject subordinação
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