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| dc.type | Text |
| dc.title | Unidade 2: Descoberta e invenção: o lugar da argumentação nos textos dissertativos |
| dc.description | 1. Temas principais: a estrutura da redação de vestibular; o parágrafo padrão de introdução: função e estrutura; orações subordinadas substantivas. 2. Objetivos: - Reconhecer a importância dos textos dissertativos para a ciência e a tecnologia; - Reconhecer as regras de construção de textos argumentativos: nexo de sentido, coerência argumentativa, força da argumentação, clareza lógica; - Avaliar textos bem e mal construídos em termos argumentativos; - Distinguir os elementos lógicos e semânticos que precisam estar presentes no desenvolvimento da argumentação - Identificar a relação entre observação e descoberta e imaginação e invenção; - Construir períodos compostos por subordinação, partindo do exemplo das orações subordinadas substantivas. 3. Tempo estimado: 8 aulas de 50 minutos. |
| dc.creator | Fundação CECIERJ |
| dc.created | 2016-12-07 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | Língua Portuguesa |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15254/metadados |
| dc.format | application/pdf |
| dc.extent | 2.0 MB |
| dc.subject | NEJA |
| dc.subject | Nova EJA |
| dc.subject | língua portuguesa |
| dc.subject | literatura |
| dc.subject | material do professor |
| dc.subject | argumentação |
| dc.subject | texto dissertativo |
| dc.subject | redação |
| dc.subject | vestibular |
| dc.subject | introdução |
| dc.subject | orações subordinadas |
| dc.subject | oração subordinada substantiva |
| dc.subject | texto argumentativo |
| dc.subject | nexo de sentido |
| dc.subject | coerência argumentativa |
| dc.subject | clareza lógica |
| dc.subject | elementos lógicos |
| dc.subject | elementos semânticos |
| dc.subject | observação |
| dc.subject | descoberta |
| dc.subject | imaginação |
| dc.subject | invenção |
| dc.subject | subordinação |