Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15257
dc.type | Text |
dc.title | Unidade 4: A opinião nossa de cada dia |
dc.description | 1. Temas principais: a estrutura da redação de vestibular; o parágrafo padrão de conclusão: função e estrutura; criação de propostas de intervenção; orações subordinadas adverbiais. 2. Objetivos: - Reconhecer a importância dos artigos de opinião para a experiência comunicativa e para a troca de opiniões; - Identificar os pontos de ligação entre os artigos de opinião e a linguagem da ciência e tecnologia; - Reconhecer a estrutura dos artigos de opinião, assim como os elementos indispensáveis para a sua plena realização; - Listar possíveis opiniões contrárias e definir estratégias de crítica; - Compreender os mecanismos de coordenação e de subordinação nos períodos compostos nos artigos de opinião; - Organizar períodos compostos por subordinação, tendo em vista agora períodos compostos por subordinação que envolvam orações subordinadas adverbiais; - Ter segurança na exposição de suas opiniões e na avaliação das fraquezas de posições dos outros. 3. Tempo estimado: 8 aulas de 50 minutos |
dc.creator | Fundação CECIERJ |
dc.created | 2016-12-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | Língua Portuguesa |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15257/metadados |
dc.format | application/pdf |
dc.extent | 2.3 MB |
dc.subject | NEJA |
dc.subject | Nova EJA |
dc.subject | língua portuguesa |
dc.subject | literatura |
dc.subject | material do professor |
dc.subject | redação |
dc.subject | vestibular |
dc.subject | conclusão |
dc.subject | oração subordinada adverbial |
dc.subject | subordinação |
dc.subject | proposta de intervenção |
dc.subject | artigos de opinião |
dc.subject | crítica |
dc.subject | coordenação |