Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16251
dc.type | Text |
dc.title | APLICAÇÃO DE MODELO DE TUTORIA PROATIVA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DE ENSINO A DISTÂNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO |
dc.description | A Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre com auxílio de meios e tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitindo a alunos e professores desenvolverem atividades educacionais em lugares ou tempos diversos. Durante os anos de 2008 e 2009, a disciplina Instrumentação para o Ensino em Genética, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio CEDERJ, foi utilizada como alvo de estudo. O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo de tutoria proativa utilizando ferramentas de interatividade e personalização do processo de ensino-aprendizagem na modalidade semipresencial buscando a maior interação e motivação do aprendiz, além de estreitar os laços afetivos entre aprendiz e tutoria. Ações presenciais e a distância foram propostas ao diagnosticar o perfil dos aprendizes. O estímulo, a interatividade e a personalização do processo de ensino-aprendizagem permitiram uma diminuição no índice de abandono no período avaliado. A participação nos encontros presenciais contribuiu para aumentar a afetividade. Além disso, observou-se um aumento da participação em encontros virtuais apresentada em número de aprendizes presentes nos encontros virtuais e a melhora no desempenho, apresentada em média de notas. Considerou-se que o aprendiz deve se sentir parte ativa, buscando, com auxílio da tutoria, a melhor forma de utilizar suas habilidades e competências para um maior aproveitamento. |
dc.creator | Juliana Maciel Aguiar;Cristina dos Santos Ferreira;Ana Beatriz Garcia |
dc.created | 2010-04-15 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16251/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v1i1.17 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Interatividade |
dc.subject | Afetividade |
dc.subject | Tutoria proativa |
dc.subject | Personalização |
dc.subject | EAD |