Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16252
dc.type | Text |
dc.title | UM PANORAMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS ATRAVÉS DA EAD NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
dc.description | O objetivo do artigo é apresentar o perfil dos professores que buscam por formação continuada a distância na área de Biologia da Fundação CECIERJ e a evolução dos níveis de participação deles durante o desenvolvimento dos cursos entre os anos de 2006 a 2009. Nesse período os ambientes virtuais de aprendizagem sofreram constantes inovações pedagógicas e a implementação de novas ferramentas de interação, o que refletiu positivamente na participação dos cursistas. A análise do perfil dos cursistas foi realizada a partir do mapeamento dos dados cadastrais dos inscritos nos cursos de formação continuada na área de Biologia em 2008 e 2009. Neste período, foram oferecidos oito cursos para 18 turmas, havendo um total de 6.993 pedidos de inscrição. As inscrições eram de licenciados na área Ciências da Vida em 73% dos pedidos. A maior parte dos professores que solicitaram inscrição (48%) declarou não lecionar, com 35% declarando trabalhar em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. É importante assinalar que os licenciandos já ocupam 10% da demanda, provavelmente preocupados com a inserção no mercado de trabalho através de concursos públicos. Além desses, professores com formação na área de Humanas e os que ministram aulas em escolas particulares também têm buscado a formação continuada através da EAD. Para avaliação dos níveis de participação, foi usado o banco de dados do sistema acadêmico entre os anos de 2006 a 2009, sendo os cursistas separados em diferentes grupos: observadores, participantes, concluintes e aprovados. Houve aumento da procura por cursos de formação continuada em Biologia e Ciências, bem como maior índice de participação efetiva dos cursistas do ano de 2006 para 2009, como a maior evolução do ano de 2008 para 2009. Entre 2008 e 2009, houve aumento significativo dos alunos participantes, concluintes e aprovados, com queda de 14,1% da taxa de evasão. Conclui-se que as novas práticas pedagógicas e ferramentas tecnológicas utilizadas têm sido de grande ajuda para os professores-cursistas na construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de potencialidades de aprendizagem para a promoção do crescimento profissional da docência na área de Biologia e Ciências no estado do Rio de Janeiro. |
dc.creator | Mirian A, Carlos Crapez;Daniel Fábio Salvador;Roberta Flávia Ribeiro Rolando;Luiz Gustavo Ribeiro Rolando;Jorge Felippe Leal Magarão |
dc.created | 2010-04-15 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16252/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v1i1.19 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Formação continuada de professores |
dc.subject | Ensino de Biologia |
dc.subject | Ensino de Ciências |
dc.subject | Educação a Distância |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizado |