Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16275
dc.type | Text |
dc.title | EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
dc.description | Este trabalho tem o objetivo de estudar os motivos de evasão no curso de licenciatura em ciências biológicas do polo de educação a distância do CEDERJ/UAB localizado no município de Nova Friburgo-RJ. Com esse objetivo foi realizado um estudo exploratório utilizando os dados contidos no sistema acadêmico do CEDERJ para se obter o número de alunos evadidos das dez primeiras turmas do curso, de 2006 a 2011. Posteriormente, para se estudar o motivo dos estudantes abandonarem o curso, foram realizadas entrevistas, através de ligações telefônicas, com 30 ex-alunos do curso. Os resultados indicaram que no grupo pesquisado ocorreu uma evasão de 43% que se concentrou nos três períodos iniciais do curso. Os principais motivos de evasão são relatados. Observou-se uma tendência de diminuição da evasão ao longo do tempo, o que pode estar relacionado com as ações de apoio acadêmico ao estudante que vem sendo desenvolvidas pela instituição de ensino. |
dc.creator | Fátima Kzam Damaceno de Lacerda;Romário de Macedo Espíndola |
dc.created | 2013-11-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16275/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v3i1.174 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |