EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO

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dc.type Text
dc.title EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
dc.description Este trabalho tem o objetivo de estudar os motivos de evasão no curso de licenciatura em ciências biológicas do polo de educação a distância do CEDERJ/UAB localizado no município de Nova Friburgo-RJ. Com esse objetivo foi realizado um estudo exploratório utilizando os dados contidos no sistema acadêmico do CEDERJ para se obter o número de alunos evadidos das dez primeiras turmas do curso, de 2006 a 2011. Posteriormente, para se estudar o motivo dos estudantes abandonarem o curso, foram realizadas entrevistas, através de ligações telefônicas, com 30 ex-alunos do curso. Os resultados indicaram que no grupo pesquisado ocorreu uma evasão de 43% que se concentrou nos três períodos iniciais do curso. Os principais motivos de evasão são relatados. Observou-se uma tendência de diminuição da evasão ao longo do tempo, o que pode estar relacionado com as ações de apoio acadêmico ao estudante que vem sendo desenvolvidas pela instituição de ensino.
dc.creator Fátima Kzam Damaceno de Lacerda;Romário de Macedo Espíndola
dc.created 2013-11-07
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16275/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v3i1.174
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
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