OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16276

  • Título: OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
  • Autor(es): Alice Maria Figueira Reis da COSTA;Felipe da Silva Ponte DE CARVALHO
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 21/11/2013
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v3i1.176
  • Código do Recurso: 16276
  • Descrição: O desenho didático e o exercício da tutoria sob a perspectiva da Educação Online (SILVA e SANTOS, 2006) assumem um papel conflitante diante das dicotomias em relação à educação à distância (EAD) tradicional presente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ / Fundação CECIERJ. A estas dicotomias atribuímos às peculiaridades epistemológicas que perpassam as questões da metodologia, docência e do desenho didático realizado na disciplina Informática na Educação. Neste trabalho optamos por narrar às práticas[i] pedagógicas de professores pesquisadores tutores presenciais em espaçostempos[ii] onde se vive o fenômeno da cibercultura relativos aos Polos de Belford Roxo e Angra dos Reis, neste sentido encontramos na metodologia da pesquisa ação (BARBIER, 2007), (SANTOS, 2007), as orientações necessários para alavancar esta reflexão metodológica e didática deste curso de formação de professores, enquanto alteramos (CERTEAU, 2004) a nossa própria práxis (PESCE, 2010) . Para tal, investigamos a interface[iii] digital da plataforma CEDERJ, assim como outras, para que pudéssemos entender melhor as possibilidades da Educação Online na contemporaneidade dos usos de softwares sociais e da convergência das mídias digitais. Como resultado de nossa docência online colaboramos na tensão epistemológica existente entre o conceito tradicional de EAD e Educação Online. Este último conceito permeado pelos estudos da antropologia e sociologia que compreendem e refletem o desenvolvimento da aprendizagem humana em interatividade nas/com as hipermídias (SANTAELLA, 2004).
© Canal CECIERJ 2024