Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16279
dc.type | Text |
dc.title | EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
dc.description | Com o aparecimento de inúmeras ferramentas tecnológicas, o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na gestão educacional e no ensino passou a ser considerado de fundamental importância. Por meio de pesquisa bibliográfica, procurou-se identificar e refletir sobre alguns aspectos que permeiam essa questão. O discurso comum é aquele que sugere que essas ferramentas vieram para resolver problemas operacionais, tanto nos aspectos administrativos quanto nos pedagógicos. Essa visão, um tanto reducionista, acaba fazendo das NTIC a solução eficaz para todas as dificuldades, desconsiderando outras questões mais amplas e profundas pelas quais passam os vários segmentos educacionais. É fundamental a implantação de políticas públicas, tanto nacionais quanto internacionais, para subsidiar e orientar as práticas de gestores e de professores para que as escolas encontrem a melhor forma de utilização das novas tecnologias, considerando-as como instrumentos tecnológicos que, por si sós, não provocarão mudanças no ensino e nem na sociedade. |
dc.creator | Nivaldo Carleto.;Maria Salete Genovez;Ana Maria Cardoso;Silvia Cristina M. Rodrigues |
dc.created | 2014-05-25 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16279/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v4i1.192 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |