EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO AUTOGERENCIAMENTO DA APRENDIZAGEM PELOS ESTUDANTES

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16283

  • Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO AUTOGERENCIAMENTO DA APRENDIZAGEM PELOS ESTUDANTES
  • Autor(es): Suselei Bedin Affonso;Eliane Quinelato
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/10/2014
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v4i2.200
  • Código do Recurso: 16283
  • Descrição: A autonomia dos estudantes, no que se refere a sua capacidade de autogerenciamento dos estudos e ao uso de estratégias de aprendizagem adequadas ao contexto formativo, desempenha papel fundamental para o sucesso da aprendizagem na Educação a Distancia. Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essa modalidade de ensino buscando caracterizar seus níveis de satisfação e percepção a respeito da estrutura dos cursos, suas interações com professores e tutores e suas características pessoais e estratégias cognitivas dotadas no processo de aprendizagem na EaD. Para tal, foi realizada pesquisa de campo de caráter qualitativo com base na construção e aplicação de uma escala de percepção docente em EaD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade de ensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem ter hábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à frequência e ao tempo dedicado ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias de aprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento do curso.
© Canal CECIERJ 2024