LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NESSE CONTEXTO

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16284

dc.type Text
dc.title LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NESSE CONTEXTO
dc.description Este artigo objetiva apresentar resultados parciais coletados no projeto de extensão denominado Comunidade Virtual Espiritualidade na Educação. A presente experiência foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na modalidade totalmente a distância, utilizando a Plataforma Moodle. O projeto foi organizado para acontecer em oito módulos, totalizando 64 horas. Foi oferecido a 115 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de diversos estados e países de latino-americanos, cuja inscrição foi opcional, interessados no tema proposto. Trata-se de um estudo interpretativo, de abordagem qualitativa, em que foram analisados excertos acerca da mediação pedagógica e os resultados desta nas leituras e na produção da escrita. O instrumento de análise das escritas foi as postagens especificamente registradas no diário de bordo dos participantes. O diário é um documento em que o autor dialoga consigo mesmo, analisando percursos, revendo posicionamentos. Esse espaço tem como objetivo também permitir ao participante registrar suas impressões sobre qualquer assunto. Especificamente, neste trabalho, o objetivo foi obter um posicionamento particular do professor participante, compartilhado apenas com o professor e o tutor. Os pressupostos teóricos escolhidos para refletir partem dos autores Nóvoa (1992), Palloff e Pratt (2013) e Souza (2003), dentre outros, pela relação de aproximação com o objeto do estudo. Desse modo, a investigação assume a seguinte problemática: de que maneira a mediação pedagógica atua sobre os processos de leitura e escrita em contextos virtuais de aprendizagem e como ambos podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores participantes? Palavras-chave: Mediação pedagógica. Leitura e escrita. Ambientes virtuais de aprendizagem.
dc.creator Rosa Maria Rigo;Maria Inês Côrte Vitória
dc.created 2014-05-25
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16284/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v4i1.203
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2024