UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM FOCO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

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dc.title UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DO MODELO DE ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM FOCO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
dc.description Resumo Este trabalho oferece uma análise sobre estudos que focam a aceitação de tecnologias digitais no contexto do Ensino Superior. São abordados os fatores que favorecem a aceitação de tais tecnologias por parte de estudantes e docentes, com foco nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Foram consultados oito estudos sobre o tema, realizados em contextos educacionais de diferentes culturas ao redor do mundo. Adicionalmente, revisamos uma meta-análise que mapeou outros quarenta e dois estudos sobre aceitação de tecnologias diversas na Educação. Após a descrição e discussão das pesquisas, é apresentado um quadro que elenca os principais fatores relacionados à aceitação de AVAs no Ensino Superior, segundo sua influência direta ou indireta no processo de apropriação. Foi identificado que a percepção em relação à praticidade, facilidade de uso e a atitude positiva despertada por um AVA são os principais fatores que favorecem sua aceitação. Neste artigo é apresentado o Technology Acceptance Model, modelo teórico preferencial para esse tipo de estudo; os resultados dessa pesquisa, com suas implicações e possibilidades futuras de investigações nesse campo, também são discutidos.
dc.creator Amanda Amorim Costa e Silva
dc.created 2014-10-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16291/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v4i2.225
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
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