COMPARAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS DE MICROBIOLOGIA DE DOIS CURSOS BRASILEIROS SEMIPRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16294

dc.type Text
dc.title COMPARAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS DE MICROBIOLOGIA DE DOIS CURSOS BRASILEIROS SEMIPRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
dc.description Materiais didáticos impressos para Educação a Distância (EaD) necessitam de características especiais que promovam a autonomia do aluno, incentivem-no a buscar mais informações e agucem seu gosto pelo conhecimento. Nesse contexto, este trabalho objetivou analisar e comparar a arquitetura da informação e as atividades de materiais didáticos impressos utilizados na disciplina Microbiologia dos cursos semipresenciais de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi observada, em ambos os materiais, conectividade adequada, propiciando a dinâmica ativa de estudo. No entanto, o fascículo do CEDERJ apresentou menor linearidade, sendo rico em caixas de informações periféricas que possibilitam diferentes rotas de leitura. Em ambos os materiais foram observadas atividades predominantemente de caráter formativo ao longo do texto e ao final das aulas, permitindo a gradativa construção do conhecimento mediante a verificação constante da aprendizagem.
dc.creator Ludmila Silva Brighenti;Graziela Jardim Pacheco;Maria Gouveia Matos
dc.created 2014-10-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16294/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v4i2.230
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2024