A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16301

  • Título: A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD
  • Autor(es): Valmir Heckler;Cezar Soares Motta;Maria do Carmo Galiazzi
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 07/05/2015
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i2.250
  • Código do Recurso: 16301
  • Descrição: Neste artigo expressamos compreensões sobre o desenvolver da experimentação na formação de professores em Ciências na Educação a Distância (EaD). Abrange uma revisão bibliográfica em duas etapas. A primeira envolve 1.811 publicações, em seis periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências e a segunda etapa 176 publicações disponibilizadas na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados 28 produções vinculadas a EaD, constituindo o corpus de análise da pesquisa. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD) emergem três categorias: a primeira abrange as atividades em disciplinas dos cursos de formação em Ciências na EaD; a segunda engloba os ensaios teóricos e as investigações sobre/na EaD em Ciências; e a terceira é constituída pelas atividades extracurriculares em Ciências via/na EaD. Entre os resultados registramos um trabalho associado ao uso de simuladores na experimentação em disciplinas da formação de professores. Em um maior percentual dos trabalhos a centralidade está no debate sobre o uso do laboratório didático e na disciplina de laboratório. Na experimentação em atividades extraclasse, registramos um projeto em torno de um experimento remoto via web.
© Canal CECIERJ 2024