Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16306
dc.type | Text |
dc.title | Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais |
dc.description | Competências comportamentais podem auxiliar o tutor a criar um ambiente acolhedor propício à aprendizagem a distância e a lidar melhor com o perfil discente heterogêneo, próprio dessa modalidade de ensino. Um grupo de dez tutores de cursos superiores a distância de instituições públicas ou privadas do estado do Rio de Janeiro respondeu a um questionário sobre características de personalidade e atitudes desejáveis nas relações profissionais com os alunos. Foram identificadas múltiplas qualidades pessoais do tutor consideradas benéficas ao processo de ensino-aprendizagem. Para os pesquisados, ser comunicativo era o principal atributo de personalidade requerido de um tutor. Características ligadas à afetividade seriam secundárias. As atitudes profissionais dos tutores também foram perquiridas. A importância de ser organizado foi marcadamente enfatizada. O uso de uma linguagem escrita adequada na comunicação com alunos e a promoção de atividades para instigar a curiosidade e estimular a pesquisa configurariam também boas práticas a serem adotadas reiteradamente. |
dc.creator | André Tenório;Cláudio Oliveira da Gama;Thaís Tenório |
dc.created | 2015-12-19 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16306/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i3.273 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |