A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16307

  • Título: A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
  • Autor(es): André Tenório;Marilda Adlong Laudelino;Thaís Tenório
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 19/12/2015
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i3.274
  • Código do Recurso: 16307
  • Descrição: Foi investigada a dinâmica de utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso a distância de graduação em Engenharia de uma instituição pública de São Paulo. Cinquenta alunos do primeiro semestre participaram da pesquisa. Quase todos acessavam o AVA, baseado no sistema Canvas, semanalmente. As percepções dos alunos foram conhecidas por meio de questionário. Dúvidas e dificuldades manifestadas em encontros presenciais e virtuais também foram registradas. As dificuldades iniciais de manipulação do AVA puderam ser dirimidas ou mitigadas no decorrer do semestre. Os calouros tinham à disposição diversos recursos. Os preferidos para trabalhar conteúdos eram textos complementares e videoaulas, e para comunicação, videoconferência e e-mail. Não obstante, foi sugerido que houvesse listas de questões com respostas on-line e retorno das correções de exercícios. Para os participantes da pesquisa, o AVA facilitava o acesso à informação e fornecia flexibilidade, mas carecia da possibilidade de comunicação imediata com tutores nos momentos desejados.
© Canal CECIERJ 2019