Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16309

  • Título: Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva
  • Autor(es): Nádia França Teixeira;Patrícia Vasconcelos Almeida
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 19/12/2015
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i3.281
  • Código do Recurso: 16309
  • Descrição: Este artigo aborda a formação de professores no contexto da educação a distância, segundo a perspectiva reflexiva. Considerando o crescimento dos cursos de formação docente nessa modalidade de ensino e a importância de discussões que ocorrem em torno da reflexão na formação do professor, acreditamos ser relevante debater essas questões. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de uma formação reflexiva, quais as suas vantagens e como colocá-la em prática. Além disso, objetiva–se apresentar a formação docente na educação a distância e as possibilidades de uma formação reflexiva nessa modalidade de ensino. O estudo foi feito mediante pesquisa bibliográfica, a qual fornece condições para um debate de teorias que fundamentam a formação docente pautada na reflexão e as possíveis contribuições para a construção de novos conhecimentos. Para entendermos como essa abordagem pode ser realizada na educação a distância, destacaremos o “estar junto virtual” criado por Valente.
© Canal CECIERJ 2024