A EaD no Brasil e o Processo de Democratização do Acesso ao Ensino Superior: Diálogos Possíveis

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  • Título: A EaD no Brasil e o Processo de Democratização do Acesso ao Ensino Superior: Diálogos Possíveis
  • Autor(es): Felipe Augusto Fernandes Borges
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 19/12/2015
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i3.283
  • Código do Recurso: 16310
  • Descrição: A utilização da EaD como forma de democratizar o ensino superior no Brasil tem sido discutida por pesquisadores afetos aos mais diversos temas educacionais. Trazemos neste estudo uma breve retomada histórica demonstrando que os primeiros cursos de ensino superior no Brasil não se destinavam às consideradas classes subalternas. Esse processo histórico fez com que o ensino superior se tornasse algo quase restrito às classes dominantes. Apresentamos a EaD e sua legislação a fim de introduzir também a criação e implementação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), política com vistas à democratização do acesso ao ensino superior. Elencamos alguns autores contrários ao uso da EaD como forma de democratizar o ensino no Brasil. Embora em direções diferentes, os autores contrários ao uso da EaD caminham quase sempre num mesmo viés. Um dos principais argumentos trazidos no bojo de suas argumentações contrárias é que a EaD estaria servindo apenas aos interesses “mercantilistas” preconizados pela reestruturação do aparelho do Estado operacionalizado principalmente na década de 90. Tais autores desconsideram os avanços obtidos por meio da EaD, a despeito dos percalços e/ou dificuldades enfrentadas em tal modalidade. Sendo assim, trazemos autores favoráveis à implementação da EaD como política de democratização do ensino a fim de demonstrar como ela tem sido importante no processo histórico de democratizar o ensino superior em nosso país, ampliando suas vagas, avançando na questão do acesso e ainda interiorizando as IES públicas e privadas em praticamente todo o território nacional.
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