Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16312

  • Título: Influência da Tutoria na Participação dos Alunos em um Fórum de Discussão On-Line
  • Autor(es): Luiz Gustavo Ribeiro Rolando;Nathalia Alves;Samira Mantilla;Luciana Perdigão;Mara Campos;Daniel Salvador
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 04/03/2015
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.287
  • Código do Recurso: 16312
  • Descrição: O fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos online, visto que contribui para uma aprendizagem colaborativa entre os participantes. Os objetivos propostos para o fórum podem ser alcançados com a ajuda de um tutor ativo para mediar as discussões. No entanto, seria a ação do tutor, em fóruns de discussão on-line, essencial para estimular a participação dos alunos? O objetivo desta pesquisa foi investigar como esse profissional pode influenciar a participação ativa dos alunos em um fórum de discussão de um curso de formação de tutores on-line. Analisaram-se os relatórios obtidos na plataforma moodle, as postagens e as interações que ocorreram durante a discussão no fórum. O desempenho dos tutores e a participação dos alunos também foram analisados a partir das rubricas de avaliação. Conclui-se que o número de postagem de tutores não teve influência no número médio de participaçãode alunos, mas sim na adesão de alunos aos fóruns. A quantidade e a qualidade das participações de tutores, portanto, não estão diretamente associadas. A atuação dos tutores não influenciou no número de postagem de alunos, pois a média de postagem de cada aluno correspondeu às três ações solicitadas no enunciado do fórum.
© Canal CECIERJ 2024