Centro de Referência Virtual: o Uso de REA na Formação Continuada de Professores

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16318

  • Título: Centro de Referência Virtual: o Uso de REA na Formação Continuada de Professores
  • Autor(es): Cristina Pfeiffer;Elizabeth Soares Ramalho Bastos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 04/03/2015
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.295
  • Código do Recurso: 16318
  • Descrição: A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (CECIERJ) e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ) do Rio de Janeiro oferecem, desde 2011, formação continuada para professores do ensino fundamental e médio, com 15 mil professores já capacitados até junho de 2014. Por meio de cursos de aperfeiçoamento atrelados a uma especialização nas disciplinas Matemática, Língua Portuguesa, História, Biologia e Ciências, os professores da rede estadual são capacitados para usarem em sala de aula o currículo mínimo e dinâmicas do reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática. Visando disponibilizar o material do professor, as dinâmicas do reforço escolar e os planos de trabalho elaborados pelos cursistas, foi criado o repositório Centro de Referência Virtual (CRV), integrado ao Portal TECA (http://teca.cecierj.edu.br/). Experiências de sucesso desses professores, metodologias inovadoras, além de outros temas relacionados à educação básica são divulgados na nova versão eletrônica da revista Educação Pública (http://educacaopublica.cederj.edu.br), também integrada ao CRV.Palavras-chave: Currículo mínimo; Educação básica; REA. Virtual Reference Center: the Use of OER in Continuing Education of TeachersAbstractThe Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância – CECIERJ and the Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC/RJ of Rio de Janeiro offer, since 2011, continuing education of teachers of elementary and secondary education, with 15 thousand teachers trained until June 2014. Through improvement courses linked to a specialization in subjects as Mathematics, Portuguese, History, Biology, and Science, state school teachers are trained to use the minimum curriculum and school reinforcement dynamics in portuguese and mathematics in the classroom. In order to make the professor’s material, the dynamics of school reinforcement, and course participants’ workplans available, the repository Centro de Referência Virtual – CRV was crated and integrated with the Portal TECA (http://teca.cecierj.edu.br). Successful experiences of these teachers and innovative methodologies, as wellother topics related to basic education, are disclosed in the new electronic version of the magazine Educação Pública (http://educacaopublica.cederj.edu.br) and integrated with the CRV.Keywords: Basic education; Minimum curriculum; OER.
© Canal CECIERJ 2019