Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16323
dc.type | Text |
dc.title | Para além da Educação a Distância: Práticas Formativas e Relacionais em um Curso de Ciências Biológicas |
dc.description | As práticas de formação que incentivam o desenvolvimento das habilidades afetivas em estudantes têm sido avaliadas no contexto de ensino a distância no Brasil. O estudo tem como objetivo apresentar práticas formativas e relacionais desenvolvidas no curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância de uma universidade estadual no Ceará. É um estudo descritivo-reflexivo em forma de estudo de caso que discute experiências em andamento, sendo estas: Monitoria Acadêmica; Vida em Foco; Ciência na Escola e Musicalizando a Biologia. As atividades têm procurado desenvolver nos alunos o espírito de colaboração e da experiência de realidade em que, em um curto espaço de tempo, estarão inseridos. Acredita-se que, dessa forma, se permite um ensino mais crítico e reflexivo, no qual novas ferramentas são oportunizadas e que podem romper a hierarquia ainda persistente entre professores e alunos. Palavras-chave: Ensino; Atitude; Educação a distância; Educação superior; Tecnologia da educação.Beyond the Distance Education: Formation and Relational Practice in a Biological Sciences CourseAbstract Training practices that encourage the development of affective skills in students have been valued in the context of distance learning (DL) in Brazil. The study aims to provide formative and relational practices developed in the course of Biological Sciences in the distance mode of a state university in Ceara. It is descriptive-reflective research in the form of case study that discusses the following ongoing experiments: Academic Monitoring; Life in Focus; Science in School and ‘Musicalizing’ Biology. The activities have sought to develop in students the spirit of collaboration and the experience of reality in which they, in a short time, will be placed. It is believed that this way allows more critical and reflective teaching, in which new tools become available for DL that will break the persistent hierarchy between teachers and students.Keywords: Teaching; Attitude; Distance education; Higher education; Education technology. |
dc.creator | Germana Costa Paixão;Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques;Francisco Fábio Castelo Branco;Eloisa Maia Vidal |
dc.created | 2015-03-08 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16323/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.301 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |