A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ – Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16325

  • Título: A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ – Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso
  • Autor(es): Daniel Fábio Salvador;Mara Lúcia Gomes de Campos;Verônica Zegur Maguela;Claudia Horta
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 09/03/2015
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.303
  • Código do Recurso: 16325
  • Descrição: Um dos desafios da educação a distância é levar os alunos à proximidade encontrada nos cursos presenciais. Para isso, a webconferência é usada nos cursos de graduação do CEDERJ como uma ferramenta colaborativa que permite a maior integração entre os atores do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é avaliar a implementação dessa ferramenta em tais cursos e sua forma de aplicação através de coleta de dados de salas de webconferência e da aplicação de um questionário aos tutores e coordenadores de disciplina que utilizam a ferramenta. Os resultados mostram que o aumento do uso de webconferência ocorre com o aumento das capacitações. Conclui-se que é necessário capacitar todos os agentes envolvidos no processo de usabilidade da ferramenta bem como ampliar as estratégias de condução e metodologias de planejamento para as sessões de webconferência.Palavras-chave: Webconferência, Graduação CEDERJ, Educação a distância, Videotutoria. Web Conferencing to Support Mentoring Tool in Unndergraduate CEDERJ Courses - an Evaluation of the Training Program and Broadcast UseAbstract One of the challenges of distance education is to provide students with the closeness they find in classroom courses. To do so, web conferencing is used in undergraduate courses of CEDERJ as a collaborative tool that allows for greater integration between the actors of the teaching learning process. The aim of this study is to evaluate the implementation of this tool in such courses and its application form, through data collection of web conferencing rooms and a questionnaire applied to tutors and course coordinators who make use of the tool. The results show that the amount of of web conferencing increaes as the amount of training increases; and that the available rooms are still being underused. We conclude that it is necessary to empower all agents involved in the process to use the tool, and to expand strategies of conducting and planning methodologies for web conferencing.Keywords: Web conferencing, Graduation CEDERJ, Distance education, Video mentoring.
© Canal CECIERJ 2024