- Título: Aprendizagem e Letramento Digital de Alunos Adultos: O Caso do Curso Técnico em Informática a Distância do IFES
- Autor(es): Gustavo de Oliveira Andrade;Dulce Márcia Cruz
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 19/03/2015
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.311
- Código do Recurso: 16330
- Descrição: As mídias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes, principalmente porque a maioria deles já nasceu nesse mundo tecnológico. No entanto, ainda pouco se conhece sobre o letramento digital dos alunos adultos dos cursos técnicos. Por essa razão, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar a relevância das mídias e da cultura digital na visão dos alunos a distância do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os dados coletados na pesquisa qualitativa mostraram que, apesar de serem ativos e autônomos, tendo seus próprios equipamentos para estudar e acessar rotineiramente as mídias na vida pessoal, não usufruem de todos os recursos da EAD e não utilizam na educação formal todos os recursos disponíveis na cultura digital, especialmente as tecnologias móveis e os jogos eletrônicos. Concluímos que eles poderiam ser mais desafiados pela escola para expandir as habilidades de aprendizagem adquiridas no contato com a cultura digital e pela experiência de estudar a distância, qualificando assim positivamente o letramento digital dos estudantes.Palavras-chave: Mídia; Educação a distância; Letramento digital. Adults Learning and Digital Literacy: The Case of Distance Informatics Technical Course From IFESAbstract The media are increasingly present in the daily lives of students, mainly because most of them was born in this technological world. However, little is known about the digital literacy of adult students of technical courses. For this reason, the main objective of this research was to investigate the relevance of media and digital culture according to the point view of the distance education students of Technical Course in Computer Science from the Federal Institute of Espírito Santo (IFES). The data collected in qualitative research showed that students, despite being active and independent, using their own equipment to study and routinely access the media on personal life, they are not enjoying all the features of distance learning and they are not using in formal education all available resources in digital culture, particularly mobile technologies and electronic games. We concluded that they could be challenged by the school to expand the learning skills acquired in contact with the digital culture and with the experience of studying at distance, qualifying the digital literacy of students positively.Keywords: Media; Distance education; Digital literacy.
© Canal CECIERJ 2024