- Título: A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnB
- Autor(es): Hermes Siqueira Bandeira Costa;Paulo Roberto Affonso Marins
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 20/03/2015
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.312
- Código do Recurso: 16331
- Descrição: Esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre o ensino de teclado a distância, no âmbito do curso de licenciatura em Música a distância da Universidade de Brasília (UnB), assim como a utilização das tecnologias digitais nessa modalidade de ensino. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis pela criação das disciplinas de teclado do referido curso. Verificou-se que o ensino de teclado a distância ocorre prioritariamente de modo assíncrono entre professor e aluno por meio de materiais pedagógicos, produzidos previamente e veiculados por meio da combinação de diversas mídias digitais. O emprego das tecnologias digitais no ensino a distância é massivo e sua utilização, por vezes, é aleatória. Apesar de a interação entre professor e aluno ocorrer majoritariamente assincronamente, em detrimento das formas síncronas de comunicação, o aprendizado do teclado é viável para a finalidade a que se dispõe: ter o instrumento de teclas para ensinar e fazer música.Palavras-chave: Educação a distância; Educação musical a distância; Docência on-line; Tecnologias digitais. The Online Teaching: A Case in Teaching of Keyboard in Distance Music Degree of UnBAbstract This research aimed to investigate how teaching keyboard at distance occurs in Music distance education program at University of Brasília (UnB), as well as the use of digital technologies in this modality of teaching. The methodology adopted was the case study and data was obtained from semi-structured interviews with the teachers responsible for the elaboration of keyboard courses from the refered program. It was found that the teaching of keyboard at distance occurs primarily asynchronously between teacher and students and through the learning materials produced in advance and broadcasted through a combination of various digital media. The use of digital technologies is massive and its use sometimes is random. Although the interaction between teacher and student occurs mostly asynchronously to the detriment of synchronous forms of communication, learning keyboard is viable for the proposed goal: have keyboard instrument as a tool to teach and to make music.Keywords: Distance education; Music distance education; On-line teaching; Digital technologies.
© Canal CECIERJ 2024