- Título: Mudança de Cultura no Uso de Tecnologias Educacionais: Estudo de Caso no Modelo Semipresencial do Cederj
- Autor(es): Daniel Fábio Salvador;Luiz Gustavo Ribeiro Rolando;Clarisse de Mendonça e Almeida;Judith Almeida de Mello
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 20/03/2015
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.313
- Código do Recurso: 16332
- Descrição: O presente trabalho se propõe a descrever o processo de implementação de uma nova cultura de uso do ambiente virtual de aprendizagem, iniciado em 2012, junto aos cursos de graduação do Consórcio Cederj, ofertados no modelo semipresencial, e, posteriormente, sua difusão pelas diversas disciplinas. Com o objetivo principal de se aprimorar os processos de ensino-aprendizagem a distância, foram instituídas, além da implementação de uma nova plataforma, ações de capacitação destinadas aos diversos atores envolvidos no processo e iniciativas de apoio ao atendimento ao aluno e ao professor no que se refere à edição e ao uso de salas de aula virtuais. Dados coletados e apresentados ao longo do presente trabalho trazem reflexões relevantes acerca da utilização da plataforma de cursos on-line, em larga escala, baseada em uma abordagem construtivista e de acordo com os princípios atuais do design instrucional contextualizado e de estímulo à autoria do professor.Palavras-chave: Educação a distância; Web 2.0; Sistema de gestão da aprendizagem.Culture Change in the Use of Educational Technology: a Case Study in Cederj Blended ModelAbstractThis paper aims to describe the implementation process of a new culture on using a virtual learning environment, which started in 2012, in undergraduate courses offered by Consórcio Cederj in a blended learning model, and, later, to discuss the propagation of this culture for all courses. With the objective of improving the distance teaching and learning process, a new learning platform was implemented. In addition training programs were instituted for the actors involved in the process and support initiatives to student and teacher in order to help them editing and using the virtual classrooms. Collected and presented data present in this work brings relevant ideas about the use of learning platform to offer online courses, in a large-scale, based on a constructivist approach and according to current principles of contextualized instructional design and of stimulus to the professor’s authorship.Key words: Distance education; Web 2.0; Learning management system.
© Canal CECIERJ 2024