Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16335

dc.type Text
dc.title Sistema de Tutoria a Distância: Análise da Mediação em Fóruns Colaborativos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA
dc.description Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever um sistema de tutoria eficaz, capaz de fornecer subsídios aos alunos de curso de especialização realizado em ambiente virtual de aprendizagem - AVA. A partir da concepção da mediação de trabalhos colaborativos, foram Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever um sistema de tutoria capaz de fornecer subsídios aos alunos de curso de especialização realizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A partir da concepção da mediação de trabalhos colaborativos, foram investigadas formas de propiciar a aprendizagem autônoma discente. O enfoque no aspecto colaborativo apresenta-se como alternativa para integrar práticas de pesquisa e solução de problemas existentes nos fóruns e tarefas a partir das máximas conversacionais. Neste trabalho focou-se em diferentes contextos que envolvem as funções do tutor a distância, na busca da promoção de um ambiente virtual em que o aluno possa perceber-se como ser integrado. A pesquisa reforça a importância do trabalho do tutor para a promoção da aprendizagem dos alunos em cursos a distância na percepção do trabalho colaborativo. O público-alvo é composto de tutores e alunos de um curso de especialização promovido no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foram analisadas mensagens nos fóruns no AVA em que o curso foi ofertado postadas em uma das disciplinas, ocorrida no segundo semestre de 2013, disponibilizada na plataforma Moodle.
dc.creator Andréa Neves Nogueira Rochefeller;Ildenice Lima Costa
dc.created 2016-08-26
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16335/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i2.323
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2024