Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16340

dc.type Text
dc.title Avaliação Social Construtivista de uma Experiência em EAD: o uso do COLLES enquanto instrumento de coleta de dados
dc.description O presente trabalho tem como objetivo avaliar as expectativas e experiências dos estudantes em relação à disciplina O Estado e os problemas contemporâneos, do Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para isso, foi realizada a aplicação do questionário de autoavaliação Colles (Constructivist Online Learning Environment Survey) verificando-se as possíveis mudanças na percepção e comparando-se os resultados do antes e do depois referente a seis dimensões: relevância, reflexão, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. Participaram da pesquisa 97 alunos, em dois momentos diferentes: no início das aulas, para conhecer as expectativas dos estudantes e no final delas, para se ter uma compreensão da realidade vivenciada. Os resultados revelaram que a análise da experiência sempre foi inferior quando comparada à análise da expectativa em todos os aspectos apresentados, evidenciando que alguns participantes sentenciaram não ter alcançado os objetivos pretendidos.
dc.creator Fernanda Roda Cassundé;Edson Gomes Silva;Laís da Silva Santos;Adler Henrique Santos Souza;Graça Suely Gomes Souza;Tamiris Santana Pereira Cirilo
dc.created 2016-08-26
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16340/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i2.339
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2024