Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16341

  • Título: Contribuição do Ensino a Distância em uma Unidade Curricular do Curso de Enfermagem
  • Autor(es): Stenio Nunes Alves;Cristiane Queixa Tilelli;Eduardo Henrique de Matos Lima;Luis Fernando Soares
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/04/2016
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.353
  • Código do Recurso: 16341
  • Descrição: A realização de aulas viabilizadas por meio de recursos digitais em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) em cursos presenciais é uma estratégia pertinente diante do atual contexto sociotécnico, que pode contribuir com o processo pedagógico e promover maior aproximação de aluno, professor e tutor. Assim, o objetivo do presente estudo foi estruturar e desenvolver os conteúdos de Biologia Celular, por meio do AVA Moodle, como estratégia pedagógica para os alunos do primeiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante um semestre letivo, todos os estudantes do primeiro período tiveram acesso aos conteúdos on-line. As atividades mais acessadas foram os questionários sobre os componentes celulares e a bioquímica celular, seguidas por tarefas com pontuação e a visualização dos demais conteúdos do curso. Assim, diante de um cenário com ampla inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos espaços individuais, sociais e profissionais, as universidades precisam repensar as possibilidades de desenvolvimento de propostas pedagógicas a partir de modelos de aprendizagem híbridos, ou seja, que combinam estratégias de ensino e aprendizagem on-line e presencial, conferindo maior flexibilidade e autonomia aos estudantes.
© Canal CECIERJ 2024