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dc.type | Text |
dc.title | Editorial v. 5, n. 2 (2015) – Reafirmando o Papel da EaD |
dc.description | As leituras, nesse segundo número do volume 5 da Revista EAD em Foco, nos revelam diversos temas circunscritos à Educação a Distância, dos quais destacamos inicialmente dois artigos pela sua atualidade e pertinência, ao reafirmarem esse modelo de educação como instrumento de democratização do ensino. O primeiro é um estudo de caso que trata da questão da acessibilidade na Educação a Distância (página 175), provocando a reflexão sobre o processo de inclusão no ensino superior a distância, evidenciando a necessidade da utilização de tecnologias assistivas. Essa preocupação pode ser reconhecida nas estratégias contidas no Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020, que prevê atendimento educacional especializado para estudantes do ensino básico com deficiência, e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) onde os candidatos que apresentam deficiências recebem atendimento diferenciado. O caso citado é de um aluno deficiente visual, que independente das dificuldades de deslocamento, obteve com a utilização de recursos digitais e na modalidade a distância, melhores condições de continuidade de sua formação escolar. O segundo artigo (página 139) versa sobre um projeto piloto que proporciona aos apenados de três unidades prisionais, cursos de formação técnica, para que possam exercer uma profissão após o cumprimento das penas, contribuindo, dessa forma, para a sua ressocialização e facilitando a recolocação dos egressos do sistema penal no mercado de trabalho.Outros assuntos igualmente relevantes que constam desse número são a mediação do tutor como essencial para a interação e a motivação do aluno (página 1), e os modelos de gestão e a sua importância na obtenção dos resultados planejados (página 30). Observa-se, ainda, uma preocupação dos estudiosos da EaD com posições que se contrapõem, como os preconceitos que discutem a credibilidade em uma formação de qualidade nos cursos nesse modelo, apesar do número significativo de cursistas, que já alcança, no país, a faixa de um milhão de inscritos. O artigo apresenta os resultados de estudo em que foram entrevistados educadores que levantam aspectos positivos e negativos da EaD (página 45). Nessa perspectiva, o autor complementa o estudo com uma análise histórica, em ampla pesquisa bibliográfica, apresentando uma posição crítica de que esse ensino, na década de 90, estaria a serviço de interesses “mercantilistas” e outra, de autores favoráveis a EaD, como política de democratização do acesso ao ensino superior. Com o propósito de discutir a EaD em cursos de formação de professores, foi relatado um experimento remoto, via web, da prática de laboratório didático na formação em Ciências (página 102) e, em outro estudo, foi descrito como se deram os impactos da inserção da disciplina Ação docente na função social da escola (página 124), com o objetivo de promover a reflexão dos professores sobre o papel social da escola nos dias atuais. Cumpre fazer referência ao estudo de caso de um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância que se propõe à construção de maquetes virtuais e físicas (página 149), no Eixo Geometrias: Espaço e Forma com enfoque interdisciplinar. O foco deste trabalho é a metodologia utilizada e a interdisciplinaridade: geometria, física, psicologia e educação ambiental, assim como conhecimentos de história e de cultura. Partindo da fotografia, foram construídas maquetes virtuais com o Software SkechUp, e, em sequência, a maquete física, em atividades colaborativas presenciais. Os grupos deveriam elaborar, primeiramente, a maquete virtual com o, software já utilizado no encontro presencial.Finalizando, chamamos a atenção para artigos que abordam a influência da educação a distância no ensino presencial superior em dois artigos que tratam da necessidade da incorporação de novos modelos pedagógicos no ensino presencial a partir da utilização das tecnologias digitais e das redes sociais (página 67), e de contribuições para a avaliação, para a incorporação de novos conteúdos e no planejamento das ações pedagógicas (página 84). Conclui-se, portanto, nesses estudos, que a EaD pode contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho docente em geral, seja em cursos a distância ou em apoio aos cursos presenciais.Boa leitura! |
dc.creator | Esteban Lopez Moreno;Luiz Gustavo Ribeiro Rolando;Gabriella Dias |
dc.created | 2015-09-16 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16344/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i2.359 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |