Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16345

  • Título: Materiais Didáticos para Educação a Distância: Observando Layouts
  • Autor(es): Dorcas Janice Weber;Lia Raquel Oliveira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/04/2016
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.362
  • Código do Recurso: 16345
  • Descrição: A inserção da educação a distância nos processos educativos formais apontou possibilidades de formação em nível superior para aqueles que estão distantes dos centros de formação e, para além disso, desvelou objetos de investigação. Um exemplo disso são os materiais didáticos, tão necessários para a efetivação da aprendizagem na modalidade a distância. A gama de materiais é grande e, por isso, é interessante conhecer o modo como eles vêm sendo desenvolvidos e utilizados por aquelas instituições que ofertam cursos nessa modalidade. É sabido que há necessidades distintas entre os alunos da educação a distância e os de cursos presenciais, que precisam estar contempladas nos materiais didáticos. Mas de fato estão? Considerando a organização do espaço de estudo como importante no processo pedagógico, como os espaços dos materiais didáticos vêm sendo organizados? Que elementos têm sido utilizados para o desenvolvimento de layouts para materiais didáticos utilizados em cursos a distância? Tais questões são tema deste escrito, que busca, a partir de um estudo de caso, observar materiais didáticos produzidos para cursos brasileiros a distância. Um olhar transversal sobre tais materiais aponta semelhanças com os produtos elaborados para a educação presencial, tão conhecida por muitos.
© Canal CECIERJ 2024