Componentes Afetivo-atitudinais na Prática de Tutores em um Curso a Distância para Professores de Matemática

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16346

  • Título: Componentes Afetivo-atitudinais na Prática de Tutores em um Curso a Distância para Professores de Matemática
  • Autor(es): Agnaldo da Conceição Esquincalha;Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/04/2016
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.363
  • Código do Recurso: 16346
  • Descrição: Neste artigo, objetiva-se investigar os conhecimentos revelados por tutores de um curso de formação continuada para professores de Matemática na modalidade a distância. Inicialmente, acompanhou-se o trabalho de 32 tutores ao longo de um ano, a fim de tipificar suas intervenções realizadas em fóruns de discussão junto aos cursistas. A partir dos resultados, em um segundo momento da pesquisa foi oferecida formação específica a um novo grupo de tutores, com o intuito de promover melhoria nas ações consideradas aquém do esperado no primeiro ano. Seis dos novos tutores se voluntariaram para ter seu trabalho acompanhando por um ano, caracterizando-se como os sujeitos desta pesquisa. Sua formação foi fundamental no quadro teórico TPACK e em autores que discutem a importância de componentes afetivo-atitudinais para a formação de professores. A pesquisa, de natureza qualitativa, fez uso da observação do trabalho dos tutores, que foi analisado por meio das tipologias discursivas encontradas nas intervenções realizadas pelos tutores nos fóruns de discussão do curso. As análises indicaram que componentes afetivo-atitudinais têm papel fundamental no exercício da tutoria nesse contexto, sobressaindo-se em relação a outros tipos de conhecimento.
© Canal CECIERJ 2024