Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16366
dc.type | Text |
dc.title | Editorial v. 6, n. 1 (2016) – Contribuindo com o “Grande Cérebro” |
dc.description | Para ilustrar a capa desta nova edição, contamos com a prestigiosa contribuição do artista Fernando Romeiro. Nela, o planeta Terra é figurado como um grande cérebro flutuando no Cosmos, testemunhado por um astronauta solitário que parece se surpreender com a dimensão que a educação a distância tomou em todo o planeta. Ou terá sido uma metáfora de uma cosmovisão planetária da dinâmica cerebral da EaD? É difícil e desnecessário literalizar a visão do artista. Para nós importa que a Educação a Distância pode ser compreendida como um grande cérebro; há padrões de conhecimento que se organizam com algum grau de coerência, com o ajuntamento de dados e processos que contribuem para novas formas de entendimento e evolução. Entretanto, é bem verdade que boa parte da Educação a Distância ainda se encontra em estágio embrionário, sem qualquer tipo de superorganização sistêmica que possa se equiparar à complexidade verdadeira do funcionamento de um cérebro. |
dc.creator | Esteban Lopez Moreno;Luiz Gustavo Ribeiro Rolando |
dc.created | 2016-04-30 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16366/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.425 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a distância |
dc.subject | Revista EAD em Foco |