Editorial v. 6, n. 1 (2016) – Contribuindo com o “Grande Cérebro”

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16366

dc.type Text
dc.title Editorial v. 6, n. 1 (2016) – Contribuindo com o “Grande Cérebro”
dc.description Para ilustrar a capa desta nova edição, contamos com a prestigiosa contribuição do artista Fernando Romeiro. Nela, o planeta Terra é figurado como um grande cérebro flutuando no Cosmos, testemunhado por um astronauta solitário que parece se surpreender com a dimensão que a educação a distância tomou em todo o planeta. Ou terá sido uma metáfora de uma cosmovisão planetária da dinâmica cerebral da EaD? É difícil e desnecessário literalizar a visão do artista. Para nós importa que a Educação a Distância pode ser compreendida como um grande cérebro; há padrões de conhecimento que se organizam com algum grau de coerência, com o ajuntamento de dados e processos que contribuem para novas formas de entendimento e evolução. Entretanto, é bem verdade que boa parte da Educação a Distância ainda se encontra em estágio embrionário, sem qualquer tipo de superorganização sistêmica que possa se equiparar à complexidade verdadeira do funcionamento de um cérebro.
dc.creator Esteban Lopez Moreno;Luiz Gustavo Ribeiro Rolando
dc.created 2016-04-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16366/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.425
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
dc.subject Revista EAD em Foco
© Canal CECIERJ 2024