Abordagens e Teorias de Aprendizagem Propostos pelos Projetos dos Cursos de Pedagogia a Distância para o Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais

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  • Título: Abordagens e Teorias de Aprendizagem Propostos pelos Projetos dos Cursos de Pedagogia a Distância para o Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais
  • Autor(es): Amanda Amorim Costa e Silva;Ana Beatriz Gomes Carvalho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 27/12/2016
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i3.449
  • Código do Recurso: 16368
  • Descrição: O presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa que procurou identificar de quais abordagens e teorias de aprendizagem provêm os princípios didático-pedagógicos que os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de Pedagogia a distância oferecidos por universidades federais da Região Nordeste propõem para o planejamento e desenvolvimento de suas tecnologias educacionais (ambientes, materiais e atividades). Após a revisão de literatura sobre abordagens e teorias de aprendizagem, seguida das análises documental e de conteúdo dos PPCs, identificamos que preponderam princípios escolanovistas, construtivistas e socioconstrutivistas. Contudo: a) a forma de operacionalização de tais princípios no planejamento e desenvolvimento dos ambientes, materiais e atividades é pouco objetiva; e b) os processos de avaliação da aprendizagem (e instrumentos utilizados) não são descritos ou o são de forma imprecisa. Tais achados sugerem que os PPCs, documentação balizadora dos cursos, não são utilizados como referência para o planejamento e o desenvolvimento das tecnologias educacionais empregadas nos cursos investigados.
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