Análise da produção de narrativas digitais no ensino superior em saúde

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16831

  • Título: Análise da produção de narrativas digitais no ensino superior em saúde
  • Autor(es): Maria Augusta Vasconcelos Palácio;Miriam Struchiner
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 31/05/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i1.541
  • Código do Recurso: 16831
  • Descrição: A narrativa digital envolve o potencial da narrativa de facilitar a construção de sentido e o compartilhamento de experiências com as linguagens das tecnologias digitais de informação e comunicação. Ela pode promover a participação ativa e reflexiva dos sujeitos educandos. No ensino superior em saúde, defende-se uma mudança nas práticas pedagógicas tradicionais com a valorização das experiências dos alunos. Na formação em Atenção Primária à Saúde há a necessidade de aproximá-los do cotidiano familiar e social dos usuários do serviço e promover a discussão sobre a relevância dessa formação. O objetivo do artigo é analisar narrativas digitais produzidas em um blog quanto às linguagens midiáticas utilizadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, cujo contexto é uma disciplina de um curso de Medicina. Para a produção das narrativas, os alunos criaram blogs em um ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados mostraram a produção de narrativas em multimídia a partir da utilização de outras linguagens midiáticas, como imagens/fotos e vídeos. A análise da narrativa revelou que o uso de diferentes linguagens para apresentar as experiências e a forma como o blog foi explorado são aspectos que sugerem o desenvolvimento de habilidades, o estímulo à criatividade e a reflexão do aluno nesse processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Narrativas digitais, Tecnologias de informação e comunicação, Ensino superior, Ensino da Saúde.
© Canal CECIERJ 2024