Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16834

  • Título: Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede
  • Autor(es): Juliana Sales Jacques
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 31/05/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i1.551
  • Código do Recurso: 16834
  • Descrição: Os recursos educacionais abertos (REA) são materiais de apoio ao ensino-aprendizagem disponibilizados sob licença permissiva para reter, reutilizar, revisar, remixar e redistribuir. Sob a perspectiva da Educação Aberta, potencializam, por meio do compartilhamento, a produção colaborativa em rede. Nesse contexto, tem-se como objetivo deste estudo analisar em que medida a integração/produção de REA potencializa a performance docente no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede. Embasou-se no fomento das políticas públicas educacionais, como o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que prevê a integração das tecnologias em rede na educação a fim de promover a universalização do ensino via democratização de acesso aos recursos educacionais. Nesse viés, argumenta-se, conclusivamente, que a performance docente, como intervenção modificadora no Ensino Superior, requer produção de materiais didáticos à luz dos princípios de REA. Ao escolher como o material será disponibilizado é que se definem as possibilidades de sua reutilização nas práticas pedagógicas. As opções de readaptação geram flexibilidade da ação docente e o compartilhamento dessas readaptações promove a expansão e a democratização de recursos educacionais.
© Canal CECIERJ 2024