Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16856
dc.type | Text |
dc.title | A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DA MEDIAÇÃO HUMANA EM ATIVIDADES ITINERANTES DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA |
dc.description | Tese de Doutorado A presente pesquisa tem por objetivo discutir a construção do discurso da mediação humana em atividades itinerantes de Divulgação da Ciência (DC). Para tanto, foi realizado um estudo de como a DC vem se constituindo como um campo de investigação e suas diferentes vertentes de atuação, focando as ações de museus e centros de ciências, particularmente as atividades itinerantes. O corpus de análise deste trabalho é constituído pela ação de dois projetos itinerantes – Ciência Móvel: vida e saúde para todos e Caravana da Ciência –, o curso de formação de mediadores para esta modalidade de atuação e a performance desses mediadores. As análises foram orientadas pelo referencial teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso de Chouliaraki e Fairclough (1999) e Fairclough (2003). Baseados nesse referencial, os resultados apontam para um discurso ainda em formação, permeado por outros discursos, através dos quais apresentam certa dificuldade na recontextualização do discurso científico e institucional presentes nas políticas de incentivo das ações itinerantes de DC. No entanto, é significativo ressaltar que, diante das questões educacionais e principalmente do ensino de ciências, iniciativas como estas favorecem, de alguma forma, a aproximação da ciência com a sociedade. |
dc.creator | Simone Pinheiro Pinto e Guaracira Gouvêa de Sousa |
dc.created | 2017-07-04 |
dc.publisher | Fundação Cecierj |
dc.coverage | Divulgação Científica |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16856/metadados |
dc.format | application/pdf |
dc.extent | 2.0 MB |
dc.subject | divulgação da ciência |
dc.subject | mediação humana |
dc.subject | museus e centros de |
dc.subject | ciências |
dc.subject | políticas públicas de divulgação da ciência e análise crítica do discurso |