A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação

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dc.title A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação
dc.description O fenômeno da gamificação tem ampliado a criação de experiências e pesquisas em diversas áreas como marketing, treinamentos corporativos e na Educação, que é o foco deste artigo. Aqui serão abordadas perspectivas teóricas no intuito de demonstrar que os elementos da gamificação aplicados em atividades de aprendizagem podem proporcionar o aumento do engajamento e da motivação em atividades educacionais. Para isso foram selecionados trabalhos de cunho bibliográfico e exemplos de experiências reais que exploram o tema e que fazem uma análise crítica pertinente ao assunto. Foi possível perceber carência de literatura sobre o tema e, além disso, que a gamificação é muitas vezes entendida como um jogo, por ter sua vertente originada no design de jogos. É constatado que, para entender a utilização da gamificação, precisamos primeiramente entender o que é um jogo e suas funções, para depois estabelecer sua funcionalidade e empregabilidade na Educação.
dc.creator Bianca Vargas Tolomei
dc.created 2017-09-06
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16905/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i2.440
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject gameficação
dc.subject educação online
dc.subject aprendizagem
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