- Título: A precarização do trabalho do tutor a distância na Universidade Aberta do Brasil: Relatos de um tutor a distância
- Autor(es): Fabiano Lemos Pereira
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 06/09/2017
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i2.519
- Código do Recurso: 16914
- Descrição: O texto apresenta uma análise do trabalho do tutor nas universidades públicas Educação a Distância (EaD). Como pressuposto metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica calcada no conceito de ser-humano-genérico de Alves (2013), além de observações empíricas como tutor a distância do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília (UnB) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O foco dado ao trabalho é o da precarização do trabalho docente e modos de intensificação do trabalho. O referencial teórico apresentado é o da problematização da “nova morfologia do trabalho”, precarizada através de otimização dos lucros inserida na docência através de tutoria remunerada através de bolsas de estudos. A relação de trabalho de tutor e a precarização do trabalho vivenciada empiricamente na UAB é comparada com os relatos sobre o CEDERJ. Concluímos que com a falta de regulação e sindicalização do trabalho docente a distância aliado a fragilidade do financiamento da UAB, tal forma de oferta de cursos a distância em instituições públicas pode acarretar em uma súbita interrupção desses serviços se não houver uma política pública de longo prazo capaz de regular e estabilizar tal oferta, sendo fundamental igualar as condições de trabalho docente dos cursos a distância com cursos presenciais.
© Canal CECIERJ 2024