Formação de Professores em Educação Especial na Modalidade EaD: alguns apontamentos sobre seis cursos de especialização

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16965

dc.type Text
dc.title Formação de Professores em Educação Especial na Modalidade EaD: alguns apontamentos sobre seis cursos de especialização
dc.description A formação permanente é um elemento necessário da atividade docente. A parceria com a universidade no provimento dessa formação tem aproximado a academia da educação básica, relação essa tão importante para novas pesquisas, bem como para melhorar a formação inicial. Dentre os diferentes desenhos de formação, um pouco considerado é a formação por área, que foca as especificidades do público-alvo da Educação Especial. Nesse sentido, um curso de especialização de 18 meses na modalidade semipresencial contribuiu para que 600 professores e gestores da rede estadual de ensino de São Paulo acessassem o conhecimento produzido nas áreas das deficiências auditiva, intelectual, física, visual, do transtorno global do desenvolvimento e das altas habilidades ou superdotação. Os participantes avaliaram que o curso contribuiu para suas atividades docentes e para reflexões importantes do cotidiano escolar, como a necessidade dos projetos político-pedagógicos incorporarem em seus textos políticas, culturas e prá- ticas mais inclusivas. Outro aspecto importante apontando foi a necessidade de mudança na organização do trabalho pedagógico para atender com qualidade a singularidade de cada estudante, pois é a escola que precisa se transformar para promover ensino, de tal modo que todos aprendam. Por outro lado, ficou evidenciada a dificuldade leitora e escritora de parte dos cursistas ao elaborar o trabalho acadêmico requerido ao final do curso, algo relevante em se tratando de professores da educação básica.
dc.creator Silvana Galvani Claudino Kamazaki;Vera Lucia Messias Fialho Capellini;Anna Augusta Sampaio de Oliveira;Ketilin Mayra Pedro
dc.created 2017-12-28
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16965/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i3.549
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação Especial
dc.subject Inclusão Escolar
dc.subject Avanços e Entraves
© Canal CECIERJ 2024