Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16965
dc.type | Text |
dc.title | Formação de Professores em Educação Especial na Modalidade EaD: alguns apontamentos sobre seis cursos de especialização |
dc.description | A formação permanente é um elemento necessário da atividade docente. A parceria com a universidade no provimento dessa formação tem aproximado a academia da educação básica, relação essa tão importante para novas pesquisas, bem como para melhorar a formação inicial. Dentre os diferentes desenhos de formação, um pouco considerado é a formação por área, que foca as especificidades do público-alvo da Educação Especial. Nesse sentido, um curso de especialização de 18 meses na modalidade semipresencial contribuiu para que 600 professores e gestores da rede estadual de ensino de São Paulo acessassem o conhecimento produzido nas áreas das deficiências auditiva, intelectual, física, visual, do transtorno global do desenvolvimento e das altas habilidades ou superdotação. Os participantes avaliaram que o curso contribuiu para suas atividades docentes e para reflexões importantes do cotidiano escolar, como a necessidade dos projetos político-pedagógicos incorporarem em seus textos políticas, culturas e prá- ticas mais inclusivas. Outro aspecto importante apontando foi a necessidade de mudança na organização do trabalho pedagógico para atender com qualidade a singularidade de cada estudante, pois é a escola que precisa se transformar para promover ensino, de tal modo que todos aprendam. Por outro lado, ficou evidenciada a dificuldade leitora e escritora de parte dos cursistas ao elaborar o trabalho acadêmico requerido ao final do curso, algo relevante em se tratando de professores da educação básica. |
dc.creator | Silvana Galvani Claudino Kamazaki;Vera Lucia Messias Fialho Capellini;Anna Augusta Sampaio de Oliveira;Ketilin Mayra Pedro |
dc.created | 2017-12-28 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16965/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i3.549 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação Especial |
dc.subject | Inclusão Escolar |
dc.subject | Avanços e Entraves |