Qualidade e Educação a Distância: a Percepção dos Diplomados do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16967

  • Título: Qualidade e Educação a Distância: a Percepção dos Diplomados do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Autor(es): Karin Vieira da Silva;João Peixoto;Anderson Sasaki Vasques Pacheco
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/12/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i3.596
  • Código do Recurso: 16967
  • Descrição: Tem sido divulgada a ideia de que a Educação a Distância, apesar da possibilidade de expansão do acesso ao ensino superior que comporta, sofre algumas limitações, que passam pela percepção, quer dos alunos quer de outros agentes relacionados com o ensino superior que a Educação a Distância tem frequentemente qualidade inferior aos cursos presenciais. Sabe-se pouco, porém, sobre o conteúdo e os fundamentos dessas percepções, bem como sobre a forma como elas têm evoluído no tempo. Este artigo pretende repensar essa lacuna por meio de um estudo de caso no curso de Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Portanto, o artigo tem como objetivo verificar as percepções dos egressos do curso quanto à qualidade de seu ensino. Para o alcance desse objetivo, foram coletadas informações de ordem qualitativa, por meio de entrevistas, e quantitativa, por meio de questionários, junto aos alunos diplomados entre os anos de 2010 e 2014, em diferentes polos dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo e de análise descritiva simples. Os principais resultados apontaram, em linhas gerais, que os diplomados demonstraram estar satisfeitos com a experiência na graduação e que o curso realizado ainda sofre preconceitos relativamente à questão da qualidade e à seriedade da modalidade a distância. Entretanto, verificaram-se indicativos de que essa visão receosa vem diminuindo, sobretudo quando o curso é conduzido por instituições já consolidadas, como a Universidade Federal de Santa Catarina.
© Canal CECIERJ 2024