Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16996
dc.type | Text |
dc.title | O Uso do Plano de Tutoria na Prática Docente do Tutor Online na Universidade Aberta do Brasil |
dc.description | O estudo investiga contribuições do plano de tutoria para a prática do tutor na UAB/EaD de um curso da Universidade Federal de Alagoas, com objetivo de analisar a efetividade dos planos de tutoria na ação do tutor e se eles são instrumentos de suporte que auxiliam no processo de aprendizagem dos estudantes da EaD. É um estudo de caso de natureza qualitativa com finalidade de perceber a prática do tutor a partir do uso dos planos de tutoria que auxiliam no processo de aprendizagem dos estudantes. Para a coleta de dados, realizou-se pesquisa bibliográfica com base no Guia do Tutor da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da Ufal, análise dos planos de tutoria e aplicação de questionário com tutores. O problema referiu-se às contribuições do plano de tutoria para a prática pedagógica do tutor no processo de aprendizagem na sala de aula virtual. Os resultados apontam que os planos de tutoria são efetivos na ação docente do tutor e são instrumentos de suporte que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem desde que respeitem os elementos mínimos considerados essenciais pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), estejam descritos de forma clara e objetiva e ser socializados entre os tutores, com vistas a favorecer uma efetiva ação docente. |
dc.creator | Emmanuele Maria Correia Costa;Cleide Jane de Sá Araújo Costa |
dc.created | 2018-03-28 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16996/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.610 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |