Google Sala de Aula como Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino Superior Híbrido: Uma Revisão da Literatura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17240

dc.type Text
dc.title Google Sala de Aula como Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino Superior Híbrido: Uma Revisão da Literatura
dc.description A presente pesquisa teve como objetivo mostrar as potencialidades do Google Sala de Aula como ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior híbrido. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo integrativa com uma abordagem quanti-qualitativa. O recorte temporal foi de 2014 a 2018 e as buscas ocorreram em banco de dados como o Google Acadêmico e o Portal de Periódicos da Capes. Os resultados apontaram um crescente aumento de publicações sobre a temática, principalmente a partir de 2017, que incluíram tanto trabalhos teóricos quanto experimentais, do tipo relato de experiência e estudo de caso. Observou-se ainda que esta ferramenta está sendo usada em diferentes áreas, como: Direito, Matemática, História e Química, principalmente o modelo de ensino híbrido sala de aula invertida. Concluiu-se que existe um consenso entre os pesquisadores sobre características, competências e habilidades necessárias para o uso de plataformas digitais no ensino híbrido. Além disso observamos a relevância desses estudos em relação à construção de estratégias didáticas e pedagógicas para orientação do processo de ensino e aprendizagem e a organização de ambientes virtuais de aprendizagem adaptáveis.
dc.creator Sumária Sousa e Silva;Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior
dc.created 2019-07-17
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17240/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v9i1.769
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Cultura digital
dc.subject ensino híbrido
dc.subject virtualização do ensino superior
© Canal CECIERJ 2024