Licenciatura em Matemática a Distância & Tecnologias Digitais: Percepções de Egressos, Tutores e Professores

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17262

  • Título: Licenciatura em Matemática a Distância & Tecnologias Digitais: Percepções de Egressos, Tutores e Professores
  • Autor(es): Carla Denize Ott Felcher;Vanderlei Folmer
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 25/11/2019
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v9i1.884
  • Código do Recurso: 17262
  • Descrição: O objetivo deste estudo é apresentar e analisar as percepções de egressos, de tutores e de professores de um curso de licenciatura em Matemática sobre o uso de tecnologias digitais, bem como a importância delas no ensino de Matemática. A metodologia adotada foi predominantemente qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com treze participantes. Posteriormente, os dados produzidos foram tratados com o método de análise de conteúdo. Como principal resultado, destaca-se a percepção dos participantes de que o uso das tecnologias digitais é importante na formação, colaborando para que eles a utilizem em suas práticas educativas. Essa percepção foi identificada nesta pesquisa, visto que os egressos vivenciaram na sua formação práticas com tecnologias digitais e as utilizam para ensinar Matemática, em especial o software GeoGebra. Conclui-se que, mesmo com uma formação perpassada por tecnologias digitais, não há garantia de que elas sejam utilizadas como potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Tecnologia digital. Licenciatura em Matemática a Distância. Formação de Professores.
© Canal CECIERJ 2024