Perfil de Uso do Espaço Virtual como Estratégia Pedagógica para a Práxis Educativa Online

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17263

dc.type Text
dc.title Perfil de Uso do Espaço Virtual como Estratégia Pedagógica para a Práxis Educativa Online
dc.description Neste artigo analisamos o perfil de uso do espaço virtual dos estudantes como estratégia pedagógica para a práxis educativa nos ambientes virtuais de aprendizagem. Decorrente da teoria dos estilos de aprendizagem, a abordagem teórica do perfil de uso do espaço virtual pressupõe quatro estilos básicos: 1) participativo; 2) de busca e pesquisa; 3) de estruturação e planejamento; e 4) de ação concreta e produção. O estudo configura-se como um relato de experiência, realizado com a aplicação do questionário de identificação desse perfil com 159 estudantes em um curso de pós-graduação lato sensu a distância. Os dados revelaram predomínio do estilo de estruturação e planejamento no espaço virtual (40,7%), com resultados equilibrados nos estilos de busca e pesquisa (36,4%), uso participativo (36,4%) e de ação concreta e de produção (34,9%). Diante disso, os docentes do curso foram orientados a priorizar estratégias pedagógicas capazes de sequenciar a aprendizagem, partindo do estilo predominante e avançando pelos demais estilos menos desenvolvidos. O relato conclui apontando a pertinência do diagnóstico dos estilos de uso do espaço virtual para a práxis educativa online, recomendando a sua realização no início do período letivo, visando nortear o trabalho docente e elaboração das atividades didáticas. Palavras-chave: Estilos de uso do espaço virtual. Estratégias pedagógicas.
dc.creator Eniel do Espirito Santo;Ariston de Lima Cardoso;Adilson Gomes dos Santos;Daniela Melaré Vieira Barros;Jose António Marques Moreira
dc.created 2019-12-02
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17263/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v9i1.781
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Estilos de uso do espaço virtual
dc.subject Educação a distância
dc.subject Estratégias pedagógicas
© Canal CECIERJ 2024