Construção do Conhecimento na Modalidade de Educação a Distância: Descortinando as Potencialidades da EaD no Brasil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17438

dc.type Text
dc.title Construção do Conhecimento na Modalidade de Educação a Distância: Descortinando as Potencialidades da EaD no Brasil
dc.description Este trabalho versa sobre as potencialidades da modalidade de Educação a Distância (EaD) no processo de construção do conhecimento. Para alcançar tal propósito, serão apresentados achados e reflexões na literatura sobre o processo de ensino e aprendizagem com o uso de múltiplos recursos tecnológicos, principalmente no ensino viabilizado com recursos de EaD. Assim, objetivou-se, nesta pesquisa, refletir sobre as potencialidades da modalidade de Educação a Distância como ferramenta estratégica de construção do conhecimento no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa, delineada em quatro etapas - identificação do problema, busca na literatura, avaliação e análise das informações ?, realizada a partir de busca nas bases de dados Scientific Electronic Library Onlin e Google Scholar, utilizando-se as palavras-chave: ?Ensino a Distância?, ?Tecnologias Educacionais? e ?Educação a Distância no Brasil?. A busca deu-se em dezembro de 2019. Os resultados apontam que a EaD, como estratégia de ensino, favorece o acesso ao conhecimento para um maior número de indivíduos, que veem essa ferramenta como alternativa e oportunidade de agregar conhecimento. De modo geral, acredita-se que essa modalidade de educação vem aumentando sua colaboração no processo de democratização do ensino e na aquisição dos mais variados saberes e conhecimentos para aqueles que se encontram distantes das instituições de ensino presencial e/ou que não podem estudar em horários pré-definidos.
dc.creator Francisco Ariclene Oliveira e Ana Maria Sampaio dos Santos
dc.created 2020-01-31
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17438/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.799
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino a Distância
© Canal CECIERJ 2024