Avaliação Formativa na Educação a Distância: Concepções da Equipe Multidisciplinar de um Curso de Pós-graduação em Informática na Educação (PIE)

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17440

dc.type Text
dc.title Avaliação Formativa na Educação a Distância: Concepções da Equipe Multidisciplinar de um Curso de Pós-graduação em Informática na Educação (PIE)
dc.description A avaliação da aprendizagem é um tema que, nos dias atuais, ainda gera inquietação, principalmente quando parecem persistir concepções que produzem como resultados a classificação e a exclusão, quando o desejável é que propicie superações e aprendizagem. Na educação a distância isso não é diferente. É neste contexto que o presente artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um curso de pós-graduação lato sensu em Informática na Educação (PIE), ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo na modalidade a Distância, que buscou traçar um paralelo entre a avaliação formativa descritas em seu referencial teórico aqui delimitado e a práxis da equipe de um curso de pós-graduação lato sensu, ofertado na modalidade a distância em uma instituição de ensino superior brasileira. Por meio de uma abordagem quantiqualitativa e uma pesquisa exploratória e documental, analisamos a concepção sobre a avaliação formativa que norteia o curso. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas, projeto pedagógico do curso, atas de reuniões e evidências obtidas a partir das salas virtuais de aprendizagem. Esses foram analisados apoiando-se na fundamentação teórica e sob a ótica da análise de conteúdos proposta por Bardin, (2011). Como resultado final foi possível verificar que a equipe do curso encontra-se alinhada com o referencial teórico sobre o tema, demonstrando que utilizam a avaliação formativa em seu cotidiano, apesar de que, em pequena escala, algumas falas que remetam à avaliação classificatória.
dc.creator Marize Lyra Silva Passos
dc.created 2020-02-20
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17440/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.810
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação Superior
© Canal CECIERJ 2024